domingo, 13 de dezembro de 2009
Como chegou a Nova República
A Nova República vem como resposta à queda do Regime Militar que o Brasil viveu entre os anos de 1964 e 1985. Com o regime Militar, o país entrou numa fase de controle do Estado sobre a população e a economia, mas crises diversas fizeram com que o regime perdesse força e ruísse, abrindo espaço para a chamada redemocratização. A Nova república trouxe traços pitorescos ao espaço político e seria uma promessa para a resolução de problemas econômicos não resolvidos no regime anterior.
Eleições Indiretas permitem a ocupação da presidência por Tancredo Neves - José Sarney em substituição ao presidente João Figueiredo, último dos presidentes militares. Figeuiredo, em seu governo, abriu espaços políticos diversos, garantiu a anistia irrestrita aos perseguidos pelo regime e foram essas flexibilidades em seu governo que permitiram a sólida base do que definimos como Nova República.
A expressão "Nova República", criada por Ulysses Guimarães para designar o plano de governo da Aliança Democrática, foi assumida por Sarney como sinônimo de sua administração.
Podemos dividir a República no Brasil da seguinte forma:
1889 - Proclamação da República.
1891 - Nova Constituição.
1930 - A revolução de 1930.
1937 - Regime do Estado Novo.
1945 - República Nova (pós Ditadura de Vargas).
1964 - Regime Militar.
1985 - Nova República.
(foto: wikipédia imagens)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Interessante essa introdução para posicionar o estudante. Assim fica fácil saber por que o conceito de "NOVA" República.
ResponderExcluir