domingo, 20 de dezembro de 2009

Morte de Tancredo Neves



Mesmo com a eleição indireta de Tancredo Neves a transição para o regime de democracia não havia acabado e estaria sujeita ainda a imprevistos. Entre o dia 15 de janeiro e a data da posse marcada para 15 de março de 1985, Tancredo Neves se envolveu em uma intensa atividade de contatos no país e uma viagem ao exterior. Já se encontrava doente e essas constantes atividades na qualidade de presidente eleito da República agravaram ainda mais a sua doença. Foi aconselhado por médicos para que se afastasse e procurasse tratamento, porém relutou para fazer isso.

Tancredo morreu a 21 de abril, data simbólica da morte de Tiradentes. A causa da morte, no período foi dada como sendo diverticulite, já que sofria de fortes dores abdominais. Sua morte comoveu todo o país que esperava muito do presindete mineiro, até mesmo porque ele seria o primeiro presidente civil após o golpe de 1964, e havia também a sensação de que o país perdera uma figura política importante, em um momento tão delicado.

Quem assumiu a Presidência da República foi o vice José Sarney, dando fim ao período dos governos militares. Sarney teve grandes dificuldades para serem resolvidas no país. Tendo como duas grandes prioridades reconstruir a democracia e enfrentar a crise inflacionária.

(foto: abril imagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário